Turismo


APRESENTAÇÃO

Meu objetivo ao criar esse blog é o de apresentar o distrito de Parelheiros, situado na zona sul da cidade de São Paulo, com toda a sua diversidade.

Suas exuberantes matas, seus ricos mananciais, sua diversidade étnica, seus problemas e as soluções encontradas para os mesmos.

Esperamos que o leitor dessa página possa aqui ter uma visão nítida dessa bela e intrigante região do Município de São Paulo, que por muito tempo ficou escondida dos olhos do povo e também dos governantes, mas que agora tem assumido sua relevante posição no contexto dessa imensa cidade.
PARELHEIROS PARA O MUNDO.


Difícil de acreditar que tão próximo do centro da maior cidade da América do Sul, dentro do território do seu Município, possa haver um lugar tão tranquilo como Parelheiros.Com uma extensão territorial que corresponde a aproximadamente um terço do Município de São Paulo, a região formada por apenas dois distritos, Parelheiros e Engenheiro Marcilac, é o grande patrimônio natural da Capital.Aqui, predomina o verde.A mata abriga uma rica variedade de aves, roedores, répteis e alguns felinos.Não é raro por aqui nos depararmos com bandos de bugios ou famílias de esquilos que surgem  ágeis e silenciosos dentre as árvores.A região de Parelheiros também é reconhecida por ser o grande manancial de águas de São Paulo. Os rios e córregos da região alimentam as duas grandes represas, Billings e Guarapiranga, que por sua vez abastecem com água potável grande parte da capital.
Além das riquezas naturais, o distrito de Parelheiros abriga importantes patrimônios geológicos, culturais e históricos como a Cratera da Colônia, que se acredita ter sido formada pelo impacto de um meteorito há cerca de 35 milhões de anos. Dentro dessa cratera formou-se um bairro: Vargem Grande.As centenárias Igrejas do Centro de Parelheiros e do bairro da Colônia, a antiga estação ferroviária do Evangelista de Souza, entre outros, constituem o Patrimônio histórico e cultural da região.Devido ao seu grande recurso hídrico, o distrito de Parelheiros é conhecido como o Portal das Águas, e por compreender enormes áreas verdes, é também chamada de Amazônia Paulista. Mas Parelheiros, também pode ser chamado de Portal da Espiritualidade, tendo em vista a diversidade religiosa do lugar, pois aqui encontramos representantes de quase todas as religiões.A cada ano região recebe a visita de milhares de pessoas, vindas de diversos estados do Brasil e até de outros países.O lugar mais visitado é o Solo Sagrado, no bairro do Jaceguava, onde está situado o templo da Messiânica.Além dessas, podemos dizer que o distrito de Parelheiros abriga também uma grande riqueza étnica. Aqui há duas tribos indígenas, representantes do povo Tupi Guarani, uma colônia alemã e pessoas vindas de várias partes do Brasil e de outros países, formando assim sua população.Vale a pena conhecer Parelheiros e sua história.

(João Roberto Fernandes)